sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FUTSAL



     A prática do Futebol de Salão começou a dar os primeiros passos na década de 30 do século XX, nos campos de Basquetebol e em pequenos salões. As primeiras regras tiveram por base as regras do Futebol, Basquetebol, Andebol e Pólo Aquático, tendo sido aplicadas pelo professor Juan Carlos Ceriani, da A. C. M. de Montevideu, no Uruguai, para as aulas de Educação Física.
     No final do século XX, na década de 90, surge o Futsal, uma fusão do futebol de salão com o futebol de cinco, modalidade que é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol. Presentemente, o Futsal está vinculado à FIFA. Embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, é no Brasil que se deve o seu crescimento, difusão e regulamentação.


LEIS DE JOGO

Número de Jogadores

     Cada equipa é constituída por 12 jogadores no máximo (5 jogadores de campo e 7 suplentes).


Árbitro Principal

     O jogo é dirigido pelo árbitro, que deve aplicar as leis do jogo e tomar as medidas disciplinares mais apropriadas às infracções respectivas.
     Não há apelo das suas decisões.
     Desempenhará as funções de cronometrista caso este não exista na mesa.


Árbitro Auxiliar
     Tem as mesmas funções do árbitro principal.
     Deverá verificar as substituições.


Duração do Jogo

     O tempo de jogo é controlado pela mesa (cronometrista - controla o tempo útil de jogo, 1 minuto de "tempo morto" e 2 minutos no caso de expulsão de um jogador).
     Cada jogo tem a duração de 2 períodos de 20 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos entre cada parte.
     Cada equipa tem direito a um "tempo morto" de 1 minuto em cada um dos períodos de jogo.



Substituições

     Durante o jogo cada equipa pode fazer as substituições que entender.
     Não poderá haver substituições nos "tempos mortos".



Pontapé de Saída
     A escolha do campo e do pontapé de saída será tirada à sorte por moeda.
     A bola só será considerada em jogo quando pontapeada para a frente, após apito do árbitro.
     Poderá obter-se golo directamente de um pontapé de saída.


Bola Fora e Bola em Jogo

A bola encontra-se fora de jogo quando:
- Transpuser completamente uma linha lateral ou de baliza, quer junto ao solo, quer por alto;
- O jogo for interrompido por um dos árbitros;
- A bola atingir o tecto ou qualquer objecto que esteja suspenso (neste caso será concedida, à equipa adversária, uma reposição de bola em jogo pela linha lateral, no ponto mais próximo abaixo do local do contacto).

     A bola está em jogo em qualquer outro momento, desde o começo ao fim da partida, inclusivé nos seguintes casos:
     Quando ressaltar para o terreno de jogo após ter embatido num poste ou na barra horizontal;
     Após ter tocado num dos árbitros, desde que se encontrem dentro do terreno de jogo.


Marcação de Golos
     É golo, quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, entre os postes e por debaixo da barra, de forma regulamentar.


Pontapés Livres

É concedido pontapé livre directo sempre que um jogador:
- Tentar ou pontapear um adversário;
- Tentar ou rasteirar um adversário;
- Saltar sobre um adversário;
- Carregar um adversário, mesmo com o ombro;
- Tentar ou agredir um adversário;
- Agarrar ou empurrar um adversário;
- Cuspir sobre um adversário;
- Deslizar no solo para tentar chegar à bola.

É concedido pontapé livre indirecto sempre que um guarda-redes:
- Toque a bola com as mãos, após um passe de um colega de equipa;
- Controle a bola com as mãos ou com os pés por um tempo superior a 4 segundos, no seu meio-campo.

É concedido pontapé livre indirecto sempre que um jogador:
- Joga de forma perigosa;
- Faz obstrução à progressão de um adversário;
- Impede o guarda-redes de repor a bola em jogo.



Discilpina

Um jogador é advertido com cartão amarelo quando pratica uma das seguintes faltas:
- Tem um comportamento antidesportivo;
- Manifesta desacordo por palavras ou actos;
- Infringe com persistência as leis de jogo;
- Retarda o começo do jogo;
- Não respeita a distância regulamentar na marcação de faltas.
- Entra no recinto de jogo sem autorização;
- Infringe a regra das substituições;
- Abandona deliberadamente o recinto de jogo sem autorização do árbitro.

Um jogador deve ser expulso (cartão vermelho) do recinto de jogo quando pratica uma das seguintes faltas:
- Manifesta conduta violenta;
- Tem actos de brutalidade;
- Cospe num adversário ou qualquer outra pessoa;
- Impede ou anula uma ocasião clara de golo, tocando a bola com a mão (excepto o guarda-redes);
- Impede uma ocasião de golo a um adversário que se dirija para a baliza, praticando uma falta passível de pontapé livre ou de grande penalidade;
- Usa linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros;
- Recebe uma segunda advertência no decorrer do jogo.

Pontapé de Grande Penalidade

     É assinalado, quando uma das faltas que dão direito à marcação de pontapé livre directo é cometida dentro da área de grande penalidade.
     O guarda-redes deve colocar-se sobre a linha de baliza, entre os postes da baliza, até ao momento em que a bola é pontapeada.


Reposição da Bola em Jogo a partir da Linha Lateral

     É marcado pontapé pela linha lateral sempre que a bola ultrapassa completamente a linha lateral, quer seja pelo solo ou pelo ar.
     A bola deve estar imóvel em cima da linha.
     O jogador tem 4 segundos para efectuar o pontapé.
     Os jogadores da equipa adversária devem estar a 5 metros de distância.
     Não pode ser marcado golo directamente dum pontapé na linha lateral.


Lançamento de Baliza

     Sempre que a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, quer pelo solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, é reposta em jogo pelo guarda-redes, da seguinte forma:
- A bola só entra em jogo após ter saído da área de grande penalidade.
- A bola deve ser lançada de qualquer ponto da área de grande penalidade.
- Nunca se pode obter directamente golo.
- Não se pode jogar a bola pela segunda vez, até esta ser jogada por outro jogador.


Pontapé de Canto

     Sempre que a bola seja tocada em último lugar por um jogador da equipa que defende, ultrapassando completamente a linha de baliza, quer pelo solo ou pelo ar, é reposta em jogo, pela equipa atacante da seguinte forma:
- A bola é colocada dentro do arco de círculo do canto mais próximo.
- Os jogadores adversários devem estar pelo menos a 5 metros da bola, até que esta esteja em jogo.
- A bola entra em jogo logo que seja pontapeada por um jogador da equipa atacante.
- Pode obter-se golo directamente a partir de um pontapé de canto.


REGRA DOS 4 SEGUNDOS

Situações em que se aplica:
- O guarda-redes ter a bola controlada com as mãos ou com os pés, por tempo superior a 4 segundos.
- Na execução de pontapés-livres.
- Em reposições da bola pela linha lateral.
- Na marcação de pontapés de canto.

Situações em que não se aplica:
- Na execução de pontapés de saída.
- Na marcação de pontapés de grande penalidade.
- Em lançamentos de baliza.


PONTUAÇÃO

     A classificação das equipas é determinada pela soma dos pontos obtidos no total dos jogos efectuados, de acordo com o seguinte:
=» Vitória - 3 Pontos
=» Empate - 1 Pontos
=» Derrota - 0 pontos
Clica na imagem