sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ATLETISMO - Salto em Comprimento




CORRIDA DE BALANÇO

- Efectuar uma corrida de balanço com cerca de 10 passadas, progressivamente acelerada e com ritmo crescente até à chamada.
- Corrida realizada com passadas completas, relaxadas, circuladas, com joelhos altos para permitir apoios activos (grifée) efectuados pelo terço anterior do pé.
- Correr com o tronco direito, cabeça alta, olhando em frente, ombros relaxados e acção rápida e enérgica dos membros superiores, flectidos sensivelmente a 90º.
- Colocar sempre a bacia “alta” e baixar ligeiramente no penúltimo apoio da corrida de balanço.



CHAMADA

- Movimentar o membro inferior de chamada no sentido: cima-frente para    baixo-trás, em movimento rápido e activo.
- Apoiar completamente a planta do pé.
- Realizar um movimento de extensão activa das 3 articulações do membro inferior de chamada: tíbio-társica, joelho e anca.
- Chamada efectuada para a frente e para cima.
- Elevar a coxa da perna livre rápida e activamente até à horizontal, mantendo a posição numa primeira fase da suspensão.
- Manter o tronco próximo da vertical, com a cabeça levantada.
- O membro superior, contrário à perna livre, eleva-se sensivelmente até ao nível dos olhos.



FASE DE SUSPENSÃO

Após a realização da chamada:
- Manter a posição final da chamada.
- Manter o olhar dirigido para a frente ou ligeiramente para cima.
- Manter o tronco direito.

Após atingir o ponto mais alto:
- Flectir o membro inferior de chamada.
- Juntar o membro inferior de chamada ao membro inferior livre.
- Realizar a elevação dos joelhos e extensão dos membros inferiores para a frente.
- Fechar o tronco sobre os membros inferiores.
- Movimentar os membros superiores em extensão de cima para a frente e para baixo.



RECEPÇÃO

- Contactar a areia pelos calcanhares e ao mesmo nível.
- Amortecer a queda através da flexão dos joelhos.
- Avançar sobre o local de contacto. (sentar sobre o local dos pés).