sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ANDEBOL




IDENTIFICAÇÃO

     Jogo colectivo praticado por 2 equipas, cada uma delas formada por 7 jogadores de campo (um deles guarda-redes) e 7 suplentes.
     O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e impedir que a bola entre na nossa baliza.
     A duração do jogo é de 60 minutos (2 partes de 30 minutos), com 1 intervalo de 10 minutos.
Cada equipa tem direito a um desconto de tempo (1 minuto), em cada parte do jogo.



JUÍZES

O jogo é dirigido por 2 árbitros, um de cada lado do campo, e aos quais compete:
- dar início ao jogo;
- assinalar as infracções às regras de jogo e os golos.

     O árbitro deve apitar 2 vezes para a validação do golo e uma vez para as restantes infracções.

Ao árbitro compete observar a conduta dos jogadores, anotando:
- as advertências (à 2ª advertência deve mostrar o cartão amarelo);
- as exclusões (por 2 minutos);
- as expulsões ou desqualificações (conforme menor ou maior gravidade da atitude antidesportiva, faltas repetida, ou agressão física dentro ou fora do campo).

     Aquando de uma exclusão, expulsão ou desqualificação, o árbitro deve indicar o jogador faltoso, com sinal próprio, para a mesa.
     A mesa é formada pelo secretário e pelo cronometrista.



INÍCIO DO JOGO

     Antes de começar o jogo, os árbitros devem realizar o sorteio (posse de bola e escolha de campo).
     Ao apito do árbitro, a equipa que ficou na posse de bola efectua o lançamento de saída (o jogador que efectua este lançamento pode fazê-lo em qualquer direcção, tendo de ter um pé sobre a linha de meio-campo).
     Os jogadores da equipa adversária devem estar a pelo menos 3 metros do jogador que efectua o lançamento de saída, dentro do seu meio-campo.
     Após o intervalo, o lançamento de saída é realizado pela equipa que não iniciou o jogo, havendo por parte das equipa troca de campo.
Após a marcação de um golo, o lançamento de saída é efectuado pela equipa que o sofreu, no seu meio-campo. No entanto, os jogadores da equipa que marcou o golo podem estar em qualquer das metades do campo.



O GUARDA-REDES

     Dentro da sua área de baliza, o guarda-redes pode defender a bola com qualquer parte do corpo.
     Desde que não se encontre na posse da bola e se comporte como jogador de campo, o guarda-redes pode sair da sua área de baliza. No entanto, para poder reentrar na sua área de baliza, terá de o fazer sem estar na posse da bola.



LANÇAMENTO LIVRE

     Os lançamentos livres devem ser marcados no local onde as faltas são cometidas e os jogadores da equipa adversária devem manter-se afastados 3 metros do jogador que efectua o lançamento.

O Lançamento Livre pode ser sancionado pelas seguintes faltas:
- Dar mais de 3 passos com a bola na(s) mão(s);
- Fazer 2 dribles (driblar, agarrar a bola e voltar a driblar);
- Driblar com as 2 mãos em simultâneo;
- Manter a posse da bola, parado, mais de 3 segundos;
- Tocar a bola, intencionalmente, com qualquer parte do corpo abaixo dos joelhos, ou tocar na bola, de seguida, mais de uma vez;
- Lançar-se sobre a bola quando esta se encontra no solo, que esteja parada ou não;
- Lançar intencionalmente a bola para além da sua linha de saída de baliza ou da linha lateral;
- O jogador atacante, em posse da bola, pisar a linha da área de baliza;
- Conduta irregular para com o adversário (empurrar, agarrar, rasteirar...);
- No momento em que a bola se encontra em contacto com o solo, um jogador de campo retirá-la da área de baliza;
- Quando um jogador coloca intencionalmente a bola na sua área de baliza, ou entra na área de baliza sem bola e daí tira vantagem;
- Quando uma equipa mantém a posse de bola sem efectuar qualquer tentativa de ataque ou remate à baliza – "Jogo Passivo";
- Quando um jogador utiliza os seus braços ou pernas para barrar o caminho a um adversário;
- Empurrar o adversário para a área de baliza;
- Arrancar ou bater na bola, quando está na mão do adversário;
- Lançar a bola contra o adversário de modo perigoso.



LANÇAMENTO LIVRE DE 9 METROS

     Se as faltas forem cometidas entre a linha dos 6 metros e a linha dos 9 metros, os lançamentos livres são executados sempre sobre a linha de 9 metros, com os jogadores da equipa adversária a fazerem a barreira na linha dos 6 metros.
     Se o guarda-redes lançar a bola intencionalmente para a linha final é marcado livre de 9 metros.



LANÇAMENTO LIVRE DE 7 METROS

O Lançamento Livre de 7 metros verifica-se quando:
- Um jogador isolado e em boa posição para realizar um remate com êxito, é empurrado, agarrado ou sofre 1 rasteira;
- Um jogador entra, intencionalmente, na sua área de baliza para defender;
- O Guarda-Redes entra na sua área de baliza com a bola nas mãos, ou quando um jogador passa a bola ao seu Guarda-Redes e este defende-a, dentro da sua área de baliza.

     O Lançamento Livre de 7 metros é um lançamento directo à baliza e tem de ser executado até 3 segundos após o apito do árbitro.
     Nenhum jogador, excepto o jogador marcador, pode permanecer entre a linha dos 6 metros e a linha dos 9 metros.
     O Guarda-Redes tem de se manter em pé no solo, atrás da linha dos 4 metros, podendo mover um pé e qualquer outra parte do corpo no ar para além dessa linha.
     O marcador não pode tocar ou ultrapassar a linha dos 7 metros, antes de efectuar o lançamento, e tem de tocar o solo.
A bola só pode ser jogada novamente após ter tocado no Guarda-Redes, nos postes, ou na barra da baliza.



LANÇAMENTO DE REPOSIÇÃO EM JOGO

     A reposição da bola em jogo é efectuada, no local de saída, por um jogador da equipa adversária, sempre que a bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de saída de baliza, tendo sido tocada em último lugar por um defesa.
     Na execução do lançamento de reposição em jogo, o jogador deve colocar um dos pés sobre a linha lateral.
     Quando a bola saí pela linha de saída de baliza, a sua reposição é feita junto ao ponto de intercepção da linha de saída de baliza com a linha lateral, no lado da sua saída (canto).
Os adversários devem estar a uma distância de pelo menos 3m do executante.



LANÇAMENTO DO ÁRBITRO (BOLA AO AR)

     Este lançamento é efectuado no centro do terreno de jogo, com um jogador de cada equipa, lado a lado do árbitro, e do lado da sua baliza. Os restantes jogadores devem manter-se à distância mínima de 3 metros.
     A bola lançada ao ar pelo árbitro só pode ser tocada pelos jogadores após atingir o ponto mais alto do lançamento.

É assinalado sempre que 2 jogadores adversários:
- Fazem falta simultaneamente;
- Agarram a bola ao mesmo tempo (bola presa);
- A bola toca num objecto fixo acima do terreno de jogo.



LANÇAMENTO DE BALIZA

     É executado pelo guarda-redes, dentro da sua área de baliza, quando a bola ultrapassa a linha de saída de baliza, tocada em último lugar por um atacante ou pelo próprio guarda-redes, ou quando esta fica parada na área de baliza desde que não tenha sido enviada intencionalmente por um colega da mesma equipa.
Após a execução do lançamento de baliza, o guarda-redes só pode jogar novamente a bola se esta tiver tocado num outro jogador.
     O guarda-redes tem de estar em contacto com o solo (pelo menos com um pé).



GOLO

     É golo sempre que a bola ultrapassa completamente a linha de baliza para o interior da baliza.
     Caso a bola tenha entrado completamente na baliza, mas o jogador que rematou ou os seus colegas tenham cometido uma falta antes ou durante o remate, o golo é anulado.



SANÇÕES

Advertência (cartão amarelo)
O árbitro advertirá o jogador quando este tenha:
- Uma conduta irregular para com o adversário (barrar o caminho com os braços);
- Uma atitude perante o adversário que está a executar um lançamento livre;
- Uma atitude antidesportiva.

Exclusão (2 minutos)
O árbitro excluirá o jogador quando:
- Houver substituição ou entrada irregular;
- Comete irregularidades repetidas perante o adversário;
- Tem uma atitude antidesportiva repetida;
- Não larga a bola no solo, mal o árbitro assinale uma falta contra a sua equipa;
- Repete a irregularidade sobre o adversário que está a executar o lançamento livre.

Desqualificação (cartão vermelho)
O árbitro desqualificará um jogador quando este:
- comete irregularidades grosseiras para com o adversário;
- entra no terreno de jogo sem autorização para participar;
- repete atitudes antidesportivas (mesmo para os jogadores que estão no banco);
- acumula a 3ª exclusão.

     Os jogadores desqualificados devem deixar definitivamente o terreno de jogo e a zona de substituição.
A equipa cujo jogador foi desqualificado joga durante 2 minutos com menos um jogador.

Expulsão
     Um jogador é expulso quando chega a vias de facto durante o período de duração do jogo, quer esteja em campo quer no banco de suplentes.
A equipa joga com menos um jogador o resto do jogo.



SUBSTITUIÇÕES

     Poderão efectuar-se as substituições pretendidas, desde que o jogador a substituir tenha abandonado o terreno de jogo.
     A entrada e saída de jogadores tem de ser efectuada na zona de substituição.
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